Página Inicial > Tipos de Varizes >

Microvarizes (telangiectasias) isoladas

Quando o paciente apresenta somente microvarizes sem relação com varizes nutridoras, o tratamento é mais simples e ambulatorial.

Formas de tratamento:

Tratamento clínico: Uso de meias elásticas, prática de atividade física, evitar ganho de peso , não permanecer longos períodos de pé ou sentado.

O tratamento clínico deve ser associado a uma ou ambas opções abaixo
dependendo da extensão, profundidade e calibre dos microvasos:

Escleroterapia

Injeção de solução hipertônica de glicose, oleato de etanolamina e polidocanol, isolados ou associados, de acordo com o calibre, extensão e localização dos microvazos (telangiectasias vermelhas e/ou azuis). Atualmente damos preferência ao tratamento com glicose por ser bem tolerado, apresentar risco pequeno para ulcerações no local de punção e não provocar reações alérgicas. O tratamento é realizado após resfriamento da região a ser tratada com sistema de “ar gelado sob pressão” As vantagens desse método são a redução da sensibilidade dolorosa promovida pelo resfriamento da agulha e da pele antes da injeção, redução do número de sessões necessárias para eliminar todos os vasinhos (resultado mais rápido) e menor possibilidade de ocorrer pequenos hematomas locais. As sessões duram em média 20 minutos, sendo necessária pequena compressão local com fita hipoalergênica ou ataduras elásticas.

Laser transdérmico

Outra técnica que vem ganhando destaque nos últimos anos é o uso da tecnologia laser para tratamento de varizes finas e superficiais. Consiste no disparo do laser através da pele promovendo a destruição das varizes pela dissipação de calor intenso, localizado e seletivo (fototermólise). O laser tem como vantagens ser pouco invasivo (não usa agulhas), ser desprovido de reações alérgicas (não há injeção de medicamentos), induzir menor reação inflamatória cutânea e causar menor risco de manchas hipercrômicas (escuras) na pele. Existem também contraindicações ao método como tonalidade da pele, bronzeamento, calibre e profundidade do vaso, infecções cutâneas e outras que serão avaliadas antes de indicar o tratamento com laser. Importante ressaltar que o laser não substitui os métodos convencionais, sendo um tratamento complementar, mas é bem tolerado e geralmente promove rápidos e bons resultados estéticos. As sessões tem duração aproximada de 20 minutos, não sendo necessários curativos ou enfaixamento do membro.

Tratamento com Microespuma

Este método não se aplica ao tratamento de microvarizes (Telangiectasias) isoladas.

Recuperação pós-tratamento

Por se tratarem de técnicas pouco agressivas e superficiais, não é necessário repouso ou interrupção das atividades após as sessões de tratamento.

Período sem exposição ao sol

A exposição ao sol será liberada após completo desaparecimento das pequenas irritações e ecmoses (manchas arroxeadas), o que pode variar de 2 a 7 dias.